1/2/2023

O que é diabetes?

É uma doença crônica, caracterizada por hiperglicemia persistente (concentrações elevadas de glicose no sangue), decorrente da deficiência de produção ou ação da insulina, ou de ambos os mecanismos, ocasionando complicações em longo prazo à saúde. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas e os diabéticos não a produzem de maneira eficiente.

O diabetes contribui para um aumento considerável nas taxas de morbidade e mortalidade, além de comprometer, em muitos casos, a qualidade de vida. Fatos que podem ser reduzidos pelo diagnóstico precoce e tratamento da doença.

Quais são os tipos de diabetes?

A classificação do DM é baseada em suas causas, podendo ser: diabetes melito tipo 1 (DM1), diabetes melito tipo 2 (DM2) e diabetes melito gestacional (DMG).

DM1: é uma doença autoimune, poligênica e decorrente de destruição das células B-pancreáticas, o que provoca deficiência completa na produção de insulina. Os fatores de risco podem ser genéticos, autoimunes ou ambientais. Embora possa ocorrer em qualquer idade, a maior parte dos casos é diagnosticada em indivíduos com menos de 30 anos de idade, com o pico de incidência em torno de 10 a 14 anos. Os indivíduos com DM1 dependem da insulina exógena para evitar cetoacidose e morte.

DM2: é uma doença multifatorial, caracterizada por uma combinação de resistência à insulina e por falha na célula B-pancreática. É responsável por 90% do total de casos diagnosticados de diabetes. Além disso, é uma doença progressiva e silenciosa em estágio inicial, apresentando defeitos na ação e secreção da insulina. Dentre os fatores de risco para DM2 estão fatores genéticos e ambientais, incluindo história familiar de diabetes, idade avançada, obesidade, sedentarismo ou histórico anterior de diabetes gestacional.

DMG: ocorre em aproximadamente 7% de todas as gestações, porém, após o parto, 90% das mulheres retornam ao estado normoglicêmico. A maioria dos casos de DMG é diagnosticada no segundo ou terceiro trimestre de gestação, por causa do aumento nos níveis de hormônios antagonistas à insulina que ocorrem nesse período.

Como a doença afeta o organismo?

Afeta de várias maneiras negativamente, principalmente por ser uma doença silenciosa. Quando apresenta sintomas, o indivíduo já pode estar há tempos doente. Na evolução da DM, destaca-se a alta morbidade, onde há um comprometimento na qualidade de vida, pois ocorrem complicações agudas e crônicas. As complicações agudas incluem hipoglicemia, hiperglicemia e cetoacidose diabética. As complicações crônicas, ou tardias, incluem doenças macrovasculares como dislipidemia, hipertensão, cardiopatia isquêmica e as doenças microvasculares como nefropatia, retinopatia (cegueira), cerebrovascular e vascular periférica (amputações de membros). Além disso, a mortalidade em decorrência da doença é alta, visto que é frequente ocorrer doenças degenerativas como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, arteriopatia periférica e microangiopatia. Ao longo dos anos as complicações aumentam, por isso se faz necessário, além do tratamento medicamentoso, a mudança no estilo de vida com práticas de atividade física e mudança nos hábitos alimentares.

Referencial Bibliográfico:
Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia/ Editora Elsevier: Rio de janeiro 13