2/27/2023
Doença Celíaca
É uma doença autoimune causada pela inflamação do intestino delgado em pessoas suscetíveis com a presença de glúten, proteína presente em cereais como trigo, cevada, centeio e malte.
Esse processo inflamatório, envolvendo a mucosa intestinal do delgado, leva à atrofia das vilosidades intestinais. São feitos exames de sangue e biópsia intestinal, detectando a inflamação no intestino delgado.
A intolerância ao glúten é uma dificuldade na digestão do glúten, apresenta características semelhantes à doença celíaca, porém os testes sorológicos são negativos e a biópsia intestinal é normal, não apresentando a inflamação do intestino delgado. Por isso, a intolerância ao glúten é conhecida como sensibilidade ao glúten não celíaca.
Como essa doença afeta o organismo?
Causa principalmente má absorção dos nutrientes, vitaminas e sais minerais, levando à desnutrição, anemia, diarréia e dermatite herpetiforme, além de outras manifestações clínicas como dores articulares, câncer intestinal, perda de peso e indisposição física.
De que forma a mudança de hábitos alimentares pode beneficiar a saúde?
De forma positiva e única, visto que a doença não tem cura, mas tem tratamento e isso inclui a mudança de hábitos alimentares, eliminando totalmente o consumo de alimentos com glúten na preparação, incluindo a exclusão de alimentos industrializados.
A dieta deve ser muito cuidadosa, evitando a contaminação cruzada. Após a suspensão do glúten da dieta, a recuperação da mucosa inicia-se imediatamente, mas o tempo para o total restabelecimento anatômico da mucosa intestinal pode ser de até dois anos.
Substitutos para farinha de trigo:
A farinha de trigo é o principal alimento que deve ser substituído por alternativas mais saudáveis, pois além de não ter nutrientes, tem um alto índice glicêmico, favorecendo para o ganho de peso. Existem opções muito saudáveis e nutritivas, todas elas naturais e sem glúten, como:
Farinha de amêndoas;
Farinha de coco;
Farinha de quinoa;
Farinha de arroz integral;
Farinha de trigo sarraceno;
Farinha de linhaça;
Farinha de milho;
Farinha de aveia;
Farinha de grão de bico;
Farinha de chia.
Juliana Sebben Pappi
CRN8 10807
CREF 012945G/PR