2/27/2023

Doença Celíaca

É uma doença autoimune causada pela inflamação do intestino delgado em pessoas suscetíveis com a presença de glúten, proteína presente em cereais como trigo, cevada, centeio e malte.

Esse processo inflamatório, envolvendo a mucosa intestinal do delgado, leva à atrofia das vilosidades intestinais. São feitos exames de sangue e biópsia intestinal, detectando a inflamação no intestino delgado.

A intolerância ao glúten é uma dificuldade na digestão do glúten, apresenta características semelhantes à doença celíaca, porém os testes sorológicos são negativos e a biópsia intestinal é normal, não apresentando a inflamação do intestino delgado. Por isso, a intolerância ao glúten é conhecida como sensibilidade ao glúten não celíaca.

Como essa doença afeta o organismo?

Causa principalmente má absorção dos nutrientes, vitaminas e sais minerais, levando à desnutrição, anemia, diarréia e dermatite herpetiforme, além de outras manifestações clínicas como dores articulares, câncer intestinal, perda de peso e indisposição física.

De que forma a mudança de hábitos alimentares pode beneficiar a saúde? De forma positiva e única, visto que a doença não tem cura, mas tem tratamento e isso inclui a mudança de hábitos alimentares, eliminando totalmente o consumo de alimentos com glúten na preparação, incluindo a exclusão de alimentos industrializados.

A dieta deve ser muito cuidadosa, evitando a contaminação cruzada. Após a suspensão do glúten da dieta, a recuperação da mucosa inicia-se imediatamente, mas o tempo para o total restabelecimento anatômico da mucosa intestinal pode ser de até dois anos.

Substitutos para farinha de trigo:

A farinha de trigo é o principal alimento que deve ser substituído por alternativas mais saudáveis, pois além de não ter nutrientes, tem um alto índice glicêmico, favorecendo para o ganho de peso. Existem opções muito saudáveis e nutritivas, todas elas naturais e sem glúten, como:

Farinha de amêndoas; Farinha de coco; Farinha de quinoa; Farinha de arroz integral; Farinha de trigo sarraceno; Farinha de linhaça; Farinha de milho; Farinha de aveia; Farinha de grão de bico; Farinha de chia.

Juliana Sebben Pappi
CRN8 10807